top of page
  • Foto do escritorRenauxView

Malha ou tecido plano: entenda as diferenças

Atualizado: 17 de jul. de 2023

Tecido plano e malha são tipos de tecidos utilizados na confecção de roupas e outros produtos têxteis que utilizam diferentes tecnologias em suas respectivas construções. Apesar de serem semelhantes em alguns aspectos, eles têm diferenças significativas em sua estrutura, textura, usos e aparência. Aqui estão algumas diferenças e semelhanças entre tecido plano e malha:


Diferenças:

  1. Estrutura: A principal diferença entre tecido plano e malha é a estrutura. Tecido plano é produzido em um tear alimentado por um rolo de urdume (um rolo que pode conter de 4 a 15 mil fios paralelos) que é tracionado a partir da parte frontal movendo-se longitudinalmente ao longo do tear. Na parte mediana do tear, conjuntos de quadros de liços dividem os fios do urdume (alguns para cima e outros para baixo) criando um orifício chamado cala, através da qual fios de trama são inseridos no sentido transversal. Após a inserção da trama, um pente bate o fio de trama para sua posição e os quadros são invertidos suas posições para criar uma nova cala. Desta forma, os fios de trama são inseridos, alternadamente, por cima e por baixo dos fios de urdume. Já os teares de malha, dispensam o uso de um rolo de urdume e sua estrutura é criada por agulhas que entrelaçam os fios em pequenos laços.

  2. Elasticidade: A malha é geralmente mais elástica do que o tecido plano devido à sua construção de laços e pela menor torção do fios que a compõem. Por conta disso, é mais frequentemente usada em roupas de esportes e roupas íntimas, pois permite uma maior liberdade de movimento e flexibilidade.

  3. Aparência: Tecido plano tem uma aparência mais estruturada e plana, enquanto a malha tem um visual mais macio e flexível. A malha pode parecer mais casual, enquanto o tecido plano pode parecer mais formal.

  4. Uso: Tecido plano é frequentemente usado para roupas como bermudas, calças, camisas, jaquetas, saias e vestidos. Embora também seja usado para várias das aplicações mencionadas para o tecido plano, a malha é mais frequentemente utiizada para roupas íntimas, camisetas, camisas polo e roupas esportivas em geral.

  5. Durabilidade: O tecido plano, devido a sua estrutura e beneficiamentos (processos nos quais o tecido plano tem a vantagem sobre a malha de poder ser mais tensionado) tem uma maior estabilidade e durabilidade.



Semelhanças:

  1. Conforto: Tanto tecido plano quanto malha podem ser confortáveis ​​de usar, dependendo do tipo de tecido e de como ele é produzido.

  2. Variedade de materiais: Tanto o tecido plano quanto a malha podem ser feitos de diversos materiais, incluindo algodão, lã, poliéster, viscose, poliamida e elastano.

  3. Diferentes espessuras: Tanto o tecido plano quanto a malha podem ser produzidos em diferentes espessuras (determinado pelo título do fio), para atender a diversas finalidades e necessidades.

Tipos:

  • Os tecidos planos podem se distinguir em relação ao ligamento de suas estruturas.

  • Cada ligamento pode atender com mais especificidade diferentes demanda. Entre os ligamentos mais comuns temos a tafetá (tela), sarja, cetim.

  • As malhas, por sua vez, se distinguem pelo ciclo e intervalo das laçadas feito pelas agulhas, que vai determinar o tipo de malha resultante. Os tipos mais comuns de malha são: meia-malha (Jersey), piquet, moleton e ribana.


Peças em tecido plano podem ter uma variedade de caimentos: dos mais estruturados, como em sarjas pesadas com caimento mais reto, aos mais fluídos, como em construções cetins de viscose ou seda. Com sua versatilidade de estruturas, são ideais para criações de peças que vão das mais formais (trajes masculinos e vestidos para festas) às mais despojadas como batas e camisas mais fluídas. Quanto à silhueta, tecidos planos podem ser usados para evidenciá-la, em peças justas com elastano, ou disfarçá-la como em peças com modelagens amplas. Por conta da complexidade dos processos de feitura de um tecido plano, seu custo é maior que o da malha.


Já a malha, por sua estrutura mais maleável, é mais procurada para peças descontraídas, casuais e que potencializem a mobilidade e atividades físicas. O vestuário esportivo e a moda praia são dois dos segmentos que mais utilizam esta base devido ao conforto e flexibilidade que esta base oferece. Atualmente, também é muito utilizada em peças do streetwear, como em moletons e calças jogger. Além da clássica camiseta.

Ou seja, a escolha entre tecido plano ou malha irá depender de variáveis como ocasião e função da peça e níveis de elegância e formalidade desejados.







1.305 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page